19 4106.0639 - 9 8277.9315 - 9 8151.8921 - 9 9103.3914

Cuidador de Idosos: Funções

22/06/2016

Olá!

Hoje vamos falar um pouco sobre as funções do cuidador de idosos, já que muitas questões surgem no desenvolvimento desta atividade.

Muitas famílias confundem as atividades do cuidador com as do empregado doméstico, porém há uma grande diferença já que o seu foco é cuidar da pessoa idosa e não da casa e das atividades domésticas.

Para que esta função seja reconhecida como tal, é necessário que o profissional esteja adequadamente capacitada e tenha formação específica para o desenvolvimento da atividade.

Sendo assim, quais as funções principais do cuidador de idosos?

- Ajudar, estimular e realizar, caso seja indispensável, as atividades de vida diária, ou seja, a higiene pessoal e bucal, alimentação, locomoção, etc.

- Cuidar do vestuário (organizar a roupa que vai ser usada, dando sempre à pessoa idosa o direito de escolha), manter o armário e os objetos de uso arrumados e nos locais habituais; e cuidar da aparência da pessoa idosa (unhas, cabelos, barba) de modo a aumentar a sua auto estima.

- Facilitar e estimular a comunicação com a pessoa idosa, conversando e ouvindo-a.

- Acompanhar o idoso em seus passeios e incentivá-lo a realizar exercícios físicos, sempre que autorizados pelos profissionais de saúde, e a participar de atividades de lazer. Desta forma, ajudará a sua inclusão social e a melhorar sua saúde.

- Acompanhar a pessoa idosa aos exames, consultas e tratamentos de saúde, e transmitir aos profissionais de saúde as mudanças no comportamento, humor ou aparecimento de alterações físicas (temperatura, pressão, sono, etc).

- Cuidar da medicação oral da pessoa idosa, em dose e horário prescritos pelo médico. Em caso de injeções, mesmo com receita médica, é proibido ao cuidador aplicá- las. Deverá recorrer a um profissional da área de enfermagem.

- Estimular a auto-suficiência da pessoa idosa, por isto, o cuidador deverá, sempre que possível, fazer com ela e não para ela.

Um abraço e até o próximo post.